CARLOS GRACIE JR

FUNDADOR

Carlos Gracie Jr. nasceu no dia 17 de janeiro de 1956, e cresceu sob forte influência de sua família de lutadores. Em sincronia com a filosofia de vida e os ensinamentos de seu pai, Carlos Gracie Sr, Carlinhos – como é chamado pelos amigos e parentes – observava e aprendia com algumas das figuras mais influentes da família Gracie em todos os tempos: Carlos Gracie, Helio Gracie e o seu irmão Rolls Gracie.

Os anos mais significativos de sua infância e adolescência foram vividos nas serras do Rio de Janeiro, na lendária casa de Teresópolis – um rancho com dezenas de quartos onde os filhos de Carlos Gracie e Helio Gracie viveram e treinaram juntos por anos e anos. Foi lá que Carlos Gracie Jr. aprendeu a viver numa comunidade onde todos precisavam conviver, dividir as coisas e aprender uns com os outros, uma dinâmica de vida que tornou-se um ideal para ele. Em muitas formas, Mestre Carlos Gracie Jr. parece replicar essa ideia de comunidade em larga escala hoje em dia na Gracie Barra. Aquele ambiente e a filosofia vinda dali forjou sua personalidade e, para muitos, foi um dos ingredientes que o levou a ter tamanho sucesso em diferentes campos profissionais.

RICARDO AUGUSTO

PROFESSOR

LÚCIO CURADO

PROFESSOR

WELISSON FERNANDES

INSTRUTOR

HEITOR CAMPOS 

INSTRUTOR

DE UMA ESCOLA A 700 ESCOLAS

Em 1986, Carlos Gracie Jr. fundou a primeira Escola Gracie Barra, na cidade da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Desse local, ele criou a mais extensa organização de Jiu-Jitsu, com escritórios na América do Norte, Brasil, Austrália, Japão e Europa, e mais de setecentas escolas em todo o mundo.

Criou uma estrutura que protegia a bandeira da Gracie Barra e ainda oferecia apoio a instrutores e proprietários de escolas, para criar oportunidades de carreira por meio de programas de certificação e treinamento profissional. O objetivo da GB Schools é ajudar as comunidades oferecendo o Jiu-Jitsu para todos.

A reputação da Gracie Barra chamou a atenção internacional e o Mestre Carlos criou oportunidades para centenas de pessoas viajarem para o exterior e começarem suas carreiras internacionais. Em 2005, Carlos fundou sua própria escola fora do Brasil, a sede da Gracie Barra nos EUA, localizada na cidade de Irvine, Califórnia.

Seu objetivo agora é levar o Jiu-Jitsu para todos, e ele conseguirá isso estabelecendo uma Escola GB em todas as cidades do mundo.

 

Com a expansão mundial da GB, a necessidade de uniformidade vestível de alta qualidade e consistência entre as escolas tornou-se imperativa. Além disso, os métodos de ensino e filosofia de Mestre Carlos Jr. tiveram que ser replicados, com a mesma experiência de treinamento fornecida em cada escola. Sem a divisão de wearables, isso não poderia acontecer. A criação de uma divisão de wearables foi fundamental no grande esquema dos planos de Carlos e, em 2002, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, as sementes da GB Wear foram plantadas.

 

“Na Gracie Barra acreditamos que o que vestimos nos identifica como um grupo e mostra o que defendemos”. Com base nessa suposição, o Mestre Carlos Gracie Jr decidiu recrutar funcionários de dentro de sua escola para assumir um projeto tão desafiador, confiando seus alunos a liderar e gerenciar o projeto. Com grandes ideais e um conceito de ponta, a GB Wear começou produzindo apenas 50 camisetas embaladas em sacolas plásticas.

 

Também confiantes de que como e quando usá-lo fornece aos outros a abreviação de ler sutilmente o que estamos falando, embora superficialmente, a GB Wear se tornou um pilar importante no projeto da GB Premium School School para realizar a visão do Mestre Carlos Gracie Jr. GB Escola em cada cidade do mundo. Um marco importante da empresa surgiu quando o inovador guarda de erupção cutânea e o conceito “uniforme” foram implementados na Gracie Barra em 2003, estabelecendo novos padrões para toda a comunidade de Jiu-Jitsu.

 

Hoje, a GB Wear tem cinco equipes internacionais trabalhando para dar suporte a GB Schools, professores, estudantes, atletas e entidades de GB durante todo o processo de produção e distribuição de produtos de alta qualidade e instrucionais.

 

Atualmente, a GB Wear possui divisões regionais representando a América do Norte, América Central, América do Sul, Oceania e Europa. Alguns dos alunos mais próximos ao Mestre Carlos vivem nessas áreas, gerenciando os escritórios regionais e trabalhando diariamente com as Escolas GB locais.

 

A GB Wear está constantemente promovendo e apoiando projetos de Jiu-Jitsu em todo o mundo, doando gis e uniformes para projetos de extensão na Bahia e no Rio de Janeiro, Brasil, projetos escolares na Califórnia e projetos de surfe na Guatemala.